quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Cultura nordestina é bom demais


Ontem a escola Vinicius de Moraes promoveu um aulão sobre cultura nordestina no Clube Cassas em Itapuã .A atividade contou com a presença de alunos, professores e convidados que puderam ouvir lendas do folclore brasileiro, dançar ao som das cantigas de roda com a educação infantil  ,acompanhar a puxada de rede,assistir a representação da peça a linda rosa juvenil com as crianças do 1º ano e  sambar com o  Love Dance. A professora Lorena abriu o evento explicando aos presentes a origem da palavra Folclore e de alguns ditados populares. A pró Bete contou a história do boi Bumbá fazendo a plateia interagir durante a contação ,a turma da professora Luciana mostrou para todo mundo como é bom brincar de amarelinha e a pró Uilma com seu grupo trouxe os provérbios que fazem parte do nosso dia dia .Os alunos do 3º ano contaram com muita desenvoltura a lenda do guaraná. O encerramento da atividade foi feito pela professora de Música Maria de Fátima Lage que regeu um coral de vozes com os pais parodiando a cantiga de domínio popular Sereia.

“Eu morava na areia, Sereia.
Me mudei para o sertão, Sereia
Aprendi a namorar, Sereia.
Com aperto de mão, Ô Sereia.
Sete e sete são quatorze
Com  mais sete, vinte um
Tenho sete namorados
Mas não caso com nenhum
Esse é o coral de pais, sereia.
Da Vinicius de Moraes, sereia.
Quem canta os males espanta sereia
Se tá bom eu quero mais, Ô sereia”

No dia seguinte quando perguntamos as crianças do que mais eles gostaram a resposta foi em alto e em bom som:" Gostamos de Tudo". Mas teve destaque para o Love dance ,para a pró Lorena imitando o boi Bumbá ,para a hora em que os pais cantaram, para o fato de ninguém ficar envergonhado e principalmente para o Acarajé da baiana Ruth que segundo as palavras do aluno Mateus “estava na pegada de africano”.































quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Toda quarta tem história


SALA DE LEITURA 15/08/2012

Apesar da sala de leitura estar em reforma, nossos amiguinhos Maria e João escolheram um livro muito legal para ler com as crianças.Tanto insistiram que Marta pulou de sala em sala com Sueli (auxiliar administrativo), para ler o livro escolhido por eles, Aventuras de Alvinho ”A coisa” de Ruth Rocha, uma estória assustadora até ser revelado o verdadeiro mistério. Todas as crianças curtiram. Apesar de hoje a atividade ser fora da tão querida sala de leitura os alunos não deixaram de  trocar seus livros. Uma excelente dica para um dia chuvoso de Agosto.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Visita ao PEA de Sauípe

O Parque Sauípe, faz parte do Programa de Educação Ambiental da Cetrel em parceria com a ONG INCECC(Mantenedor da reserva). É uma reserva ecológica, localizada no município de Mata de São João numa área de 66 hectares. Possui uma estrutura ampla, capaz de permitir a realização de diversas atividades de Educação Ambiental, a exemplo do Museu de História Natural, de um auditório com capacidade para cem pessoas, além de lagoas, trilhas interpretativas, observação da fauna etc.No dia 30 de Julho os alunos do 3 ano A,B e C juntamente com professores e responsáveis tiveram a oportunidade de realizar uma visita ao PEA de Sauípe como ação do projeto "Nós podemos mudar o mundo com respeito ao Meio ambiente" .Leia o texto que o aluno Marcus Vinicius Santos Dantas de 9 anos  escreveu com suas impressões sobre a atividade.

“O passeio em Sauípe foi emocionante.
Apesar de estarem destruindo a natureza, fomos a um lugar que ainda cuidam das árvores, dos animais, dos rios e até dos insetos.
Podemos andar de jangada e visitar o museu com animais empalhados que parecem que estão na selva vivos.
Foi muito legal o nosso passeio.
Há! Esqueci de falar do sapo invocadão que mora na toca, queria conhecê-lo, mas ele não estava nos seus melhores dias. Deixamos para próxima vez.”

O aluno Guilherme Marques dos Santos também  fez seu registro escrito:


                                                              O Passeio

"O passeio foi muito bom. Levamos lanche, vimos a mata, várias árvores e disseram que tem várias espécies de cobra .Tem um rio com jacaré do papo amarelo.
A bióloga disse que tem um sapo que se chama Roberto. E tem um rapaz que conhece toda mata. O nome dele é Cristiano. A bióloga explicou para não jogar lixo no meio ambiente e falou que meio ambiente não é só mato. É todo lugar ao nosso redor, até a sala de aula. No museu tem bicho empalhado, tem papagaio, jaguatirica, gavião, coruja, passarinho, pato, iguana, jibóia, gato do mato até uma raposa que tirei uma foto legal junto dela. Parece viva!
Pena que acabou. Mas foi inesquecível!"


Italo dos Santos Silva escreveu o seguinte relato .


                                             “Passeio a Sauípe

Não foi passeio foi aula.Foi muito bom .Na reserva tem um  guia que se chama Cristiano,ele (nus )mostrou a mata .Ele conhece plantas e animais.
Lá tem areia movediça que a pessoa afunda ,tem um museu que tem animais empalhados.O guia mostrou a folha do cajueiro brabo que parece uma lixa,antes essa folha era usada para arear panelas.
Tirei muitas fotos bonitas.Só não deu para atravessar a jangada porque tinha muitas pessoas.Dá próxima vez eu vou na jangada.
Aprendi muito nesse passeio.”