Indicação de leitura


O livro lido na sala de leitura no mês passado merece uma indicação .Segundo  a "Pró Marta "as crianças gostaram muito e após a leitura fizeram vários comentários.A leitura chamou a atenção para o fato de que muitas das nossas crianças vivem com a realidade de ter pais separados e a maioria não tem idade suficiente para  compreender a situação.Vale a pena ler .05/10/12








''O que você faria se fosse convidado para a festa de dez anos de uma
princesa e não tivesse dinheiro para comprar presente?
Pois bem: o esperto João decide assar um bolo para a princesa.
E ele só precisa agora seguir caminho até o castelo.
O que pode dar errado?
Só lendo para descobrir!"


Neste bimestre a reflexão sobre o meio ambiente na nossa escola envolve ética no consumo,a professora Luciana Menezes sugeriu  a leitura do livro de Candace Flaming  : João esperto leva o presente certo. Durante a leitura as crianças percebem que nem todos os presentes precisam ser comprados .A turminha do 1° ano já conferiu e recomenda .08/08/2012



Na última quarta-feira dia 25/04/2012, dia da sala de leitura, foi abordado o tema: Seca no Nordeste quando algumas crianças ficaram sabendo o significado e a utilização  de objetos como  cacimba e garrote.
Alisson Ryam (aluno do 3º ano B  professora Rita Bispo), informou que no seu interior( Saúde)  quando ocorre a seca é preciso que se faça uma cacimba. Perguntado a ele o significado da palavra ele explicou aos colegas que era uma espécie de fonte rasa para reservar água para a boiada. No mesmo instante o aluno Alisson falou que em sua terra quando a seca chega é preciso vender os garrotes e acrescentou  que garrote são bois ou vacas adolescentes. As crianças ficaram admiradas com a explicação do colega.
Aproveitando o tema, foi lida uma lenda muito interessante sobre a seca no Quênia (país da África), a estória relata a seca no lugarejo e a dificuldade de se trabalhar com tanto calor.  Segue um breve  resumo da história :“O avô de uma menina chamada Lila, lhe ensina como aprendeu a fazer chover, acreditando na estória Lila vai em busca do lugar mais alto da área e começa a contar ao céu todas as suas tristezas. Depois de tantas estórias contadas, ela percebe que nada acontece, o céu continua limpo e o sol bem quente. Desesperada, Lila chora e comove o céu que se enche de nuvens, raios e começa a chover, deixando Lila muito feliz que corre até a aldeia encontra todos felizes dançando e cantando na chuva, ela e o avô se entreolham e guardam aquele segredo da chuva.” Livro infantil de David Canway e lindas ilustrações de Jude Daly. Vale a leitura !
Relato de Brasília Marta, secretária escolar e responsável pela Roda de Leitura na Escola.





Quando recebemos os livros da biblioteca de extensão descobrimos este exemplar nas caixas recém chegadas e imediatamente me reportei à infância. Meu pai costumava contar para mim e meus irmãos a história do "Escaldado de pedra" que aprendeu com seu tio, pois, como antigamente  não havia energia elétrica convidava as crianças para ouvirem  histórias na praça em noites de lua cheia. Ficávamos de olhos arregalados ouvindo ele narrar com detalhes a forma como um espertalhão enganou todo mundo apostando que comeria um "escaldado de Pedra".Na versão do livro de Edy Lima um avarento é enganado por uma mulher faminta que supostamente sabia fazer uma deliciosa Sopa de Pedra. As duas versões são bem parecidas mudam os personagens e os ingredientes da sopa, entretanto permanece a lição de moral que vem de um conto de domínio público. O exemplar está circulando pela escola já lemos para quatro turmas este mês e antes do ano acabar pretendemos ler para outras quatro turmas. O livro é indicado para crianças acima de sete anos. Eu recomendo.