quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Cultura nordestina é bom demais


Ontem a escola Vinicius de Moraes promoveu um aulão sobre cultura nordestina no Clube Cassas em Itapuã .A atividade contou com a presença de alunos, professores e convidados que puderam ouvir lendas do folclore brasileiro, dançar ao som das cantigas de roda com a educação infantil  ,acompanhar a puxada de rede,assistir a representação da peça a linda rosa juvenil com as crianças do 1º ano e  sambar com o  Love Dance. A professora Lorena abriu o evento explicando aos presentes a origem da palavra Folclore e de alguns ditados populares. A pró Bete contou a história do boi Bumbá fazendo a plateia interagir durante a contação ,a turma da professora Luciana mostrou para todo mundo como é bom brincar de amarelinha e a pró Uilma com seu grupo trouxe os provérbios que fazem parte do nosso dia dia .Os alunos do 3º ano contaram com muita desenvoltura a lenda do guaraná. O encerramento da atividade foi feito pela professora de Música Maria de Fátima Lage que regeu um coral de vozes com os pais parodiando a cantiga de domínio popular Sereia.

“Eu morava na areia, Sereia.
Me mudei para o sertão, Sereia
Aprendi a namorar, Sereia.
Com aperto de mão, Ô Sereia.
Sete e sete são quatorze
Com  mais sete, vinte um
Tenho sete namorados
Mas não caso com nenhum
Esse é o coral de pais, sereia.
Da Vinicius de Moraes, sereia.
Quem canta os males espanta sereia
Se tá bom eu quero mais, Ô sereia”

No dia seguinte quando perguntamos as crianças do que mais eles gostaram a resposta foi em alto e em bom som:" Gostamos de Tudo". Mas teve destaque para o Love dance ,para a pró Lorena imitando o boi Bumbá ,para a hora em que os pais cantaram, para o fato de ninguém ficar envergonhado e principalmente para o Acarajé da baiana Ruth que segundo as palavras do aluno Mateus “estava na pegada de africano”.































3 comentários:

  1. Seria maravilhoso se conseguíssemos envolver a maioria dos pais na vida escolar de seus filhos, este é um trabalho que requer muita paciência estratégias, abnegação e principalmente uma consciência de que tudo será melhor amanhã. São esses fatores que a equipe da Vinicius de Moraes em sua totalidade tem. As vezes nos sentimos cansados mais o colega nos alerta da necessidade desse empenho. A vocês colegas da Vinicius, o meu agradecimento admiração e apreço.

    ResponderExcluir
  2. Marta. Admiro muito a maneira que a escola realiza os seus trabalhos. Sei que sou "mais que suspeita" para falar, mas não posso deixar de parabenizar a equipe pelo papel que desempenha na sociedade. Quanto a falta de envolvimento dos pais e o cansaço que a profissão gera deixo como reflexão uma frase de um colega, educador como nós, professor Valdeni Cruz: "Quero continuar com esta vontade de querer ser melhor a cada novo dia e a cada momento estar mais preparado pros desafios que se apresentam diante de mim,ter a capacidade de decidir sempre pelo certo, pelo correto e pelo que é honroso e digno."
    Que Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você Martinha, na Vinicius estamos sempre buscando as possibidades dentro das adversidades, fazend não o impossível mas o melhor possível.Também agradeço pela equipe que não importa o papel que desempenhe dentro da escola, veste a camisa de educador.

    ResponderExcluir