terça-feira, 7 de agosto de 2012

Visita ao PEA de Sauípe

O Parque Sauípe, faz parte do Programa de Educação Ambiental da Cetrel em parceria com a ONG INCECC(Mantenedor da reserva). É uma reserva ecológica, localizada no município de Mata de São João numa área de 66 hectares. Possui uma estrutura ampla, capaz de permitir a realização de diversas atividades de Educação Ambiental, a exemplo do Museu de História Natural, de um auditório com capacidade para cem pessoas, além de lagoas, trilhas interpretativas, observação da fauna etc.No dia 30 de Julho os alunos do 3 ano A,B e C juntamente com professores e responsáveis tiveram a oportunidade de realizar uma visita ao PEA de Sauípe como ação do projeto "Nós podemos mudar o mundo com respeito ao Meio ambiente" .Leia o texto que o aluno Marcus Vinicius Santos Dantas de 9 anos  escreveu com suas impressões sobre a atividade.

“O passeio em Sauípe foi emocionante.
Apesar de estarem destruindo a natureza, fomos a um lugar que ainda cuidam das árvores, dos animais, dos rios e até dos insetos.
Podemos andar de jangada e visitar o museu com animais empalhados que parecem que estão na selva vivos.
Foi muito legal o nosso passeio.
Há! Esqueci de falar do sapo invocadão que mora na toca, queria conhecê-lo, mas ele não estava nos seus melhores dias. Deixamos para próxima vez.”

O aluno Guilherme Marques dos Santos também  fez seu registro escrito:


                                                              O Passeio

"O passeio foi muito bom. Levamos lanche, vimos a mata, várias árvores e disseram que tem várias espécies de cobra .Tem um rio com jacaré do papo amarelo.
A bióloga disse que tem um sapo que se chama Roberto. E tem um rapaz que conhece toda mata. O nome dele é Cristiano. A bióloga explicou para não jogar lixo no meio ambiente e falou que meio ambiente não é só mato. É todo lugar ao nosso redor, até a sala de aula. No museu tem bicho empalhado, tem papagaio, jaguatirica, gavião, coruja, passarinho, pato, iguana, jibóia, gato do mato até uma raposa que tirei uma foto legal junto dela. Parece viva!
Pena que acabou. Mas foi inesquecível!"


Italo dos Santos Silva escreveu o seguinte relato .


                                             “Passeio a Sauípe

Não foi passeio foi aula.Foi muito bom .Na reserva tem um  guia que se chama Cristiano,ele (nus )mostrou a mata .Ele conhece plantas e animais.
Lá tem areia movediça que a pessoa afunda ,tem um museu que tem animais empalhados.O guia mostrou a folha do cajueiro brabo que parece uma lixa,antes essa folha era usada para arear panelas.
Tirei muitas fotos bonitas.Só não deu para atravessar a jangada porque tinha muitas pessoas.Dá próxima vez eu vou na jangada.
Aprendi muito nesse passeio.”

























4 comentários:

  1. Muito lindo o passeio.Amei a coragem da Pró Marta.

    ResponderExcluir
  2. AMIGUINHOS
    Aprender virou uma necessidade do ser humano. Aprender é ir buscar conhecimentos não só na escola, mas na comunidade que nos cerca, tentando atrair coisas novas com reflexão, indagação, questionamentos.
    Ser bom estudante não significa apenas seguir as regras de sua escola, mas sim, desafia-las, buscando o que é melhor para si e seus colegas. Aprender com o mundo resgatando sua capacidade de ser, ter e interagir com os outros.
    DESEJO A TODOS OS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL VINICIUS DE MORAES UM FELIZ DIA DO ESTUDANTE.

    ResponderExcluir
  3. Foi uma experiência fascinante, nunca andei de jangada, adorei!
    Seria ótimo se todos pudessem passear por lá.
    Vale a pena!

    ResponderExcluir