terça-feira, 7 de agosto de 2012

Visita ao PEA de Sauípe

O Parque Sauípe, faz parte do Programa de Educação Ambiental da Cetrel em parceria com a ONG INCECC(Mantenedor da reserva). É uma reserva ecológica, localizada no município de Mata de São João numa área de 66 hectares. Possui uma estrutura ampla, capaz de permitir a realização de diversas atividades de Educação Ambiental, a exemplo do Museu de História Natural, de um auditório com capacidade para cem pessoas, além de lagoas, trilhas interpretativas, observação da fauna etc.No dia 30 de Julho os alunos do 3 ano A,B e C juntamente com professores e responsáveis tiveram a oportunidade de realizar uma visita ao PEA de Sauípe como ação do projeto "Nós podemos mudar o mundo com respeito ao Meio ambiente" .Leia o texto que o aluno Marcus Vinicius Santos Dantas de 9 anos  escreveu com suas impressões sobre a atividade.

“O passeio em Sauípe foi emocionante.
Apesar de estarem destruindo a natureza, fomos a um lugar que ainda cuidam das árvores, dos animais, dos rios e até dos insetos.
Podemos andar de jangada e visitar o museu com animais empalhados que parecem que estão na selva vivos.
Foi muito legal o nosso passeio.
Há! Esqueci de falar do sapo invocadão que mora na toca, queria conhecê-lo, mas ele não estava nos seus melhores dias. Deixamos para próxima vez.”

O aluno Guilherme Marques dos Santos também  fez seu registro escrito:


                                                              O Passeio

"O passeio foi muito bom. Levamos lanche, vimos a mata, várias árvores e disseram que tem várias espécies de cobra .Tem um rio com jacaré do papo amarelo.
A bióloga disse que tem um sapo que se chama Roberto. E tem um rapaz que conhece toda mata. O nome dele é Cristiano. A bióloga explicou para não jogar lixo no meio ambiente e falou que meio ambiente não é só mato. É todo lugar ao nosso redor, até a sala de aula. No museu tem bicho empalhado, tem papagaio, jaguatirica, gavião, coruja, passarinho, pato, iguana, jibóia, gato do mato até uma raposa que tirei uma foto legal junto dela. Parece viva!
Pena que acabou. Mas foi inesquecível!"


Italo dos Santos Silva escreveu o seguinte relato .


                                             “Passeio a Sauípe

Não foi passeio foi aula.Foi muito bom .Na reserva tem um  guia que se chama Cristiano,ele (nus )mostrou a mata .Ele conhece plantas e animais.
Lá tem areia movediça que a pessoa afunda ,tem um museu que tem animais empalhados.O guia mostrou a folha do cajueiro brabo que parece uma lixa,antes essa folha era usada para arear panelas.
Tirei muitas fotos bonitas.Só não deu para atravessar a jangada porque tinha muitas pessoas.Dá próxima vez eu vou na jangada.
Aprendi muito nesse passeio.”

























sexta-feira, 20 de julho de 2012

Comemoração do dia do amigo com piquenique no parque de Pituaçu


“ As Crianças não precisam de Equipamento... Elas precisam de Oportunidades“
Ellen Ruppel Shell

O ritmo da vida moderna e o desenvolvimento das áreas urbanas têm produzido, ao nível do estilo de vida das crianças, profundas alterações, que se manifestam também ao nível da “Brincadeira”. A falta de espaços verdes, a insegurança, a poluição e a falta de tempo dos pais, são alguns dos factores determinantes na alteração dos tipos e momentos da “Brincadeira”. As nossas crianças tendem a passar demasiado tempo em ambientes fechados, sentadas ao televisor, ao computador ou em transportes, comprometendo deste modo o seu correcto desenvolvimento físico, psicológico e social.


Sabemos hoje que o “Brincar” desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da criança, expressando-se em três níveis diferentes, contudo complementares: saúde – ao nível do desenvolvimento físico, psicomotor e emocional; aprendizagem – ao nível da aquisição de conhecimentos, apreensão do mundo e criatividade; social – ao nível do relacionamento interpessoal e do convívio. Por outro lado, a “Brincadeira” expressa a forma como a sociedade prepara as suas crianças para a o mundo adulto, constituindo-se como uma ritualização e aprendizagem das regras e comportamentos da sociedade.


Daí a importância dos espaços de jogo e recreio infantil (parques infantis) nas nossas cidades, como espaços de “Brincadeira”, onde as crianças dão asas à sua imaginação e criatividade, onde convivem, aprendem, descobrem a natureza, o mundo e elas próprias.O papel das Autarquias é fundamental na criação de parques infantis que proporcionem ambientes saudáveis e apelativos, parques integrados na rede de espaços públicos urbanos e onde a “Brincadeira” seja assumida como um compromisso muito sério.

Trecho extraído  do blog http://areadeprojecto12a.blogspot.com.br

Pensando nisso as professoras da educação infantil  encontraram  uma forma muito divertida de comemorar o dia do amigo:Um piquenique no Parque de Pituaçu.













Visita ao centro de cultura da Câmara Legislativa de Salvador

Na quinta feira 19/06 foi a vez dos alunos dos 1º e 2º anos visitarem o centro de cultura da câmara legislativa de Salvador .Lá as crianças foram recepcionadas por funcionários ,conheceram o espaço, participaram de contação de histórias,visitaram a biblioteca e até encenaram A linda rosa juvenil .A importância deste momento é avaliado pelos professores como muito valioso por ampliar o conhecimento literário e cultural de nossos alunos.
















Visita ao Programa ECOTRILHA na ODEBRECHT Salvador


Na sexta-feira dia 13/06 os alunos dos 3º anos A e B tiveram uma atividade extraclasse muito rica e instrutiva.Realizaram uma visita a Ecotrilha da Odebrecht.  A ação faz parte  do projeto respeito ao Meio Ambiente que será desenvolvido no próximo bimestre.
"O Ecotrilha é um programa de visitações a uma área remanescente de Mata Atlântica, localizada na Av. Paralela, onde estão situadas as empresas Odebrecht Escritório Sede Salvador e a Coelba. O conteúdo sobre a importância do meio ambiente, gestão e preservação dos recursos naturais é abordado através de 5 estações temáticas, FLORA, ABELHA, RESÍDUOS, ÁGUA e FAUNA."Veja o depoimento que as alunas Tailane e Ina  escreveram  após a visita: 

"Esse passeio foi o melhor que eu já fui.Eu aprendi mais sobre reciclagem ,sobre as abelhas,sobre as cobras,sobre a água e os peixes. Conheci lugares novos .Eu amei a trilha ,as flores com um cheiro delicioso,árvores imensas.Conheci a biblioteca com muitos livros legais ."

"Eu gostei muito do passeio.A paisagem é muito bonita.Eles mostraram o espaço de lá,as plantas,peixes,abelha,cobra.O lanche foi muito bom .O ônibus era muito legal.Aprendi muita coisa que eu não sabia.Obrigada."
(textos transcritos respeitando a escrita da criança)




 Para saber mais acesse o site http://www.peaodb.com.br/site/ecotrilha/