quarta-feira, 4 de abril de 2012

Jogos na matemática

"O JOGO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
A importância dos jogos no ensino da Matemática vem sendo motivo de discussão e
debate há algum tempo.
Questões são levantadas quanto à eficiência da utilização dos jogos no aprendizado
humano.
De acordo com Schwartz (1966) a noção de jogo aplicado à educação desenvolveu-se
vagarosamente e penetrou, tardiamente, no âmbito escolar, sendo sistematizada com
atraso. Porém, trouxe transformações significativas, fazendo com que a aprendizagem
se tornasse divertida.
Pesquisas defendem a idéia de que para a estruturação do processo matemático
aconteça de maneira enriquecedora é preciso que a criança torne sujeito do seu
processo de aprendizagem num ambiente significativo que favoreça a troca de
informações e experiências.
Na educação Infantil a criança precisa se apropriar de conceitos matemáticos
importantes para seu desenvolvimento futuro. No entanto, todo esse processo deve ser
feito de forma lúdica, de maneira a proporcionar prazer e interesse nos alunos.
Froebel (apud ALMEIDA 2000) acredita nos métodos lúdicos da educação, onde o
educador faz do jogo um instrumento para conduzir a criança à atividade, autoexpressão
e a socialização.
O jogar deve fazer parte da infância, é um ato espontâneo de toda criança, através
dele aprimora-se os aspectos cognitivos, afetivos e motores.
Piaget (1998) acredita que ele é essencial na vida da criança.
Atividades com jogos estimulam o agir-pensar com lógica e critério, contribuindo para
o desenvolvimento da criatividade, memória, imaginação, concentração e organização.
Soler (2003) afirma que com o jogo a criança explora o mundo ao seu redor, aprimora
relações interpessoais, utiliza fantasias trazendo o mundo real para suas brincadeiras,
experimenta novas sensações através de seus erros e acertos.
Ao jogar a criança vivencia experiências inteligentes e reflexivas e essas experiências
produzem conhecimentos e estimulam o aspecto afetivo que está implícito no ato de
jogar.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional (1998 p.235):
Pelo seu caráter coletivo, os jogos e as brincadeiras permitem que o grupo se
estruture, que as crianças estabeleçam relações ricas de troca, aprendam a
esperar sua vez, acostumem – se a lidar com regras, conscientizando-se que
podem ganhar ou perder.
Contudo, os jogos na educação infantil favorecem tanto o desenvolvimento cognitivo
quanto o desenvolvimento da sociabilidade que é um fator de suma importância nessa
fase, pois muitas vezes a escola é um dos primeiros grupos sociais em que a criança
está inserida.
Segundo Vygotsky (1998) a criança usa as interações sociais como forma privilegiada
de acesso a informações. Ao aprender a regra do jogo através de outros amigos
aprende, também, a regular seu comportamento pelas reações e interações. Ainda
segundo esse pesquisador o jogo é uma atividade específica da infância em que a
criança recria a realidade usando sistemas simbólicos, sendo uma atividade social com
contexto cultural.
Segundo Cerquetti (1997), a importância dos jogos refere-se à:
· Socialização: a criança respeita os colegas, aprende a esperar sua vez,
desenvolve a paciência, aceita as regras do jogo, é estimulada a ter cuidado com
o material e aprende a perder e ganhar.
· Jogar é trabalhar: a participação em um jogo leva a criança a tomar decisões,
usar estratégias, fazer escolhas."

Fonte.A linguagem Matemática na educação infantil.Números e operações.Cíntia Ribeiro Carneiro .(Este trecho refere-se ao capitulo 2 entretanto recomendo a leitura do artigo completo publicado em http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1205 )

A professora Claúdia Virginia, regente do 3 º ano, acreditando na importância dos jogos no ensino da matemática está realizando com a sua turma oficinas de jogos no pátio da escola.As crianças descobriram como é divertido trabalhar com dados e que podem aprender muita coisa com o Dominó. 










quinta-feira, 29 de março de 2012

Aconteceu no mês de Março

Tenho que compartilhar com vocês as  imagens da nossa escola neste mês de Março. Escola é isso.Educação é movimento .Aprendizagem acontece através da interação ...Tudo isso sabemos de cor e é no exercício cotidiano do nosso trabalho com as crianças que é possível perceber a importância das ações que planejamos e executamos com satisfação.






 OLHA QUE LEGAL! A PRÓ REGINA TROUXE UMA SURPRESA, UM FILHOTE DE COELHO NA CAIXA.  AS CRIANÇAS  PASSARAM  A MÃO NO ANIMAL ATÉ  DESCOBRIR O QUE ERA.




 ONTEM DIA 28/03, NA SALA DE LEITURA, ALÉM DE TROCAR OS LIVROS, OS ALUNOS CONSTRUÍRAM  UM BONITO MURAL INTERATIVO E PUDERAM  EXPRESSAR, ATRAVÉS DE DESENHOS, SUA OPINIÃO SOBRE A CIDADE DE SALVADOR.

 VEJAM O MOMENTO DA PROFESSORA DE MÚSICA  COM O GRUPO DA ED. INFANTIL.






A PRÓ LORENA NÃO DEIXOU O ANIVERSÁRIO DA CIDADE PASSAR  EM BRANCO, EM UM BONITA APRESENTAÇÃO DE  SLAIDES CONTOU A HISTÓRIA DE SALVADOR. ATENÇÃO TOTAL.


terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Evento de integração Familia e escola Dezembro de 2011

No mês de fevereiro de 2011 a SECULT fez um convite as suas unidades escolares:Abraçar o tema Família e escola:Trajetórias ,memórias e conquistas.A nossa equipe de professores juntamente com a coordenadora e gestão acreditaram que seria uma oportunidade para refletirmos sobre esta relação dentro e fora da escola.Durante o ano discutimos temáticas como: convivência,saúde,direitos,deveres,meio ambiente e suas implicações na família e na escola.As crianças desenvolveram atividades em que a mudança de atitude era o principal objetivo.Buscamos e aumentamos o envolvimento dos pais na vida escolar de cada aluno.Ler se tornou um prazer dentro e fora da escola.As cores utilizadas como avaliação qualitativa incentivaram o acompanhamento do desempenho dos filhos.Temos a consciência de que o fim deste  ano letivo é só um começo e presenteamos a comunidade escolar com um grande evento de integração: Família e escola, no clube Assalba , onde os alunos puderam deixar sua mensagem sobre esta preciosa parceria,mostrando para os pais um pouquinho do que aprenderam este ano.A festa contou ainda com convidados que trouxeram ainda mais encanto ao evento: O balé Floripa,a apresentação da aluna do 3º ano Gleice e sua mãe e é claro o papai Noel .Finalizo com a frase escolhida pelo grupo para sintetizar este momento “Não existe presente melhor embaixo de uma árvore de Natal do que a presença de uma família feliz.”