quarta-feira, 4 de abril de 2012

Jogos na matemática

"O JOGO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
A importância dos jogos no ensino da Matemática vem sendo motivo de discussão e
debate há algum tempo.
Questões são levantadas quanto à eficiência da utilização dos jogos no aprendizado
humano.
De acordo com Schwartz (1966) a noção de jogo aplicado à educação desenvolveu-se
vagarosamente e penetrou, tardiamente, no âmbito escolar, sendo sistematizada com
atraso. Porém, trouxe transformações significativas, fazendo com que a aprendizagem
se tornasse divertida.
Pesquisas defendem a idéia de que para a estruturação do processo matemático
aconteça de maneira enriquecedora é preciso que a criança torne sujeito do seu
processo de aprendizagem num ambiente significativo que favoreça a troca de
informações e experiências.
Na educação Infantil a criança precisa se apropriar de conceitos matemáticos
importantes para seu desenvolvimento futuro. No entanto, todo esse processo deve ser
feito de forma lúdica, de maneira a proporcionar prazer e interesse nos alunos.
Froebel (apud ALMEIDA 2000) acredita nos métodos lúdicos da educação, onde o
educador faz do jogo um instrumento para conduzir a criança à atividade, autoexpressão
e a socialização.
O jogar deve fazer parte da infância, é um ato espontâneo de toda criança, através
dele aprimora-se os aspectos cognitivos, afetivos e motores.
Piaget (1998) acredita que ele é essencial na vida da criança.
Atividades com jogos estimulam o agir-pensar com lógica e critério, contribuindo para
o desenvolvimento da criatividade, memória, imaginação, concentração e organização.
Soler (2003) afirma que com o jogo a criança explora o mundo ao seu redor, aprimora
relações interpessoais, utiliza fantasias trazendo o mundo real para suas brincadeiras,
experimenta novas sensações através de seus erros e acertos.
Ao jogar a criança vivencia experiências inteligentes e reflexivas e essas experiências
produzem conhecimentos e estimulam o aspecto afetivo que está implícito no ato de
jogar.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional (1998 p.235):
Pelo seu caráter coletivo, os jogos e as brincadeiras permitem que o grupo se
estruture, que as crianças estabeleçam relações ricas de troca, aprendam a
esperar sua vez, acostumem – se a lidar com regras, conscientizando-se que
podem ganhar ou perder.
Contudo, os jogos na educação infantil favorecem tanto o desenvolvimento cognitivo
quanto o desenvolvimento da sociabilidade que é um fator de suma importância nessa
fase, pois muitas vezes a escola é um dos primeiros grupos sociais em que a criança
está inserida.
Segundo Vygotsky (1998) a criança usa as interações sociais como forma privilegiada
de acesso a informações. Ao aprender a regra do jogo através de outros amigos
aprende, também, a regular seu comportamento pelas reações e interações. Ainda
segundo esse pesquisador o jogo é uma atividade específica da infância em que a
criança recria a realidade usando sistemas simbólicos, sendo uma atividade social com
contexto cultural.
Segundo Cerquetti (1997), a importância dos jogos refere-se à:
· Socialização: a criança respeita os colegas, aprende a esperar sua vez,
desenvolve a paciência, aceita as regras do jogo, é estimulada a ter cuidado com
o material e aprende a perder e ganhar.
· Jogar é trabalhar: a participação em um jogo leva a criança a tomar decisões,
usar estratégias, fazer escolhas."

Fonte.A linguagem Matemática na educação infantil.Números e operações.Cíntia Ribeiro Carneiro .(Este trecho refere-se ao capitulo 2 entretanto recomendo a leitura do artigo completo publicado em http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1205 )

A professora Claúdia Virginia, regente do 3 º ano, acreditando na importância dos jogos no ensino da matemática está realizando com a sua turma oficinas de jogos no pátio da escola.As crianças descobriram como é divertido trabalhar com dados e que podem aprender muita coisa com o Dominó. 










6 comentários:

  1. Muito bom!!! è por isso que a Vinicius faz sempre a diferença. É por conta de uma equipe que procura dar o melhor do seu profissional sempre. Parabéns. Amo todos vocês. NUNCY

    ResponderExcluir
  2. Esse ano é de Claúdia, a estrela dela estÁ BRILHANDO e iluminando a turma. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Como já dizia Paulo Freire não podemos fazer o impossível mas o melhor possível.

    ResponderExcluir
  4. Olá Bete

    A sua equipe é muito boa e além de tudo tem uma diretora competente que sabe valorizar o professor.
    Parabéns, vocês fazem a diferença na rede.

    Bjs
    Aline Telma (enviado por e-mail)

    ResponderExcluir
  5. muito legal esse trabalho que estão fazendo, a melhor forma de se aprender é brincando!

    ResponderExcluir