“Os zoológicos evoluíram
juntamente com os princípios ambientais e atualmente trabalham em busca de
técnicas eficazes para a preservação da fauna e conscientização.
"Os zoológicos são uma das principais
áreas de lazer e recreação, onde as escolas realizam aulas de campo e, nos
finais de semana, reúnem inúmeras famílias que lá encontram um lugar tranqüilo para
diversão" (COSTA, 2004, p. 01).
É nesse cenário que Menegazzi
(2000) ressalta a importância da educação
não formal promovida pelas instituições zoológicas. Segundo a autora as ações
educativas que se consolidam nesses espaços constituem uma fonte inesgotável de
aprendizagem, a qual contribui significativamente para o desenvolvimento de uma
educação científica, onde o público num espaço altamente social,
espontaneamente compartilha idéias, impressões, informações e emoções.
Como lembra Mergulhão (1997), um
zoológico pode oferecer conceitos de diferentes áreas, tais como zoologia,
ecologia, botânica, fisiologia, etc. e esse conhecimento pode ser adquirido por
meio da vivência e do contato direto com componentes desses conceitos, o que
faz do zoológico “uma sala de aula viva”, dinâmica e cheia de emoções, com a
possibilidade de sensibilizar muita gente pela luta em favor da natureza. “ trecho do artigo publicado em http://eventos.uepg.br/epea/cd_xiii_epea/pdf_artigos/a2/2_anne_stella_perilli_furtado_2.pdf confira as fotos
SAIMOS DA ESCOLA COM O TEMPO CHUVOSO MAS A ALEGRIA DAS CRIANÇAS EM CONHECER O ZOOLÓGICO FOI TANTA QUE TROUXE ATÉ O SOL PARA NOSSA ATIVIDADE. NADA FOI MAIS EMOCIONATE DO QUE OS OLHINHOS BRILHANTES E AS CARINHAS DE ESPANTO E ENTUSIAMO A CADA DESCOBERTA.
ResponderExcluir