segunda-feira, 9 de abril de 2012

Páscoa

A PÁSCOA E SEUS SÍMBOLOS

"O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).

Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas.

Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria  .
Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos." http://www.portaldafamilia.org/datas/pascoa/pascoasimbolos.shtml




É TEMPO DE PÁSCOA NA NOSSA ESCOLA. TEMPO DE ALEGRIA E DE RENOVAÇÃO .TEMPO DO PERDÃO E  DA UNIÃO .APROVEITAMOS O TEMA PARA TRABALHAR VALORES. RESPEITANDO TODAS AS RELIGIÕES.


4 comentários:

  1. FOI UMA CELEBRAÇÃO COM A LUZ DE JESUS E SABOR DE CHOCOLATE

    ResponderExcluir
  2. Ahh!!! Que saudade de visitar este BLOG e ter a certeza, mais uma vez, que minha filha tem uma educação nota 10 na Vinicius de Moraes. Abraços a toda equipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Email recebido de uma irmã amiga.

      Olá Marta,

      vejo aqui um exemplo de carinho, de compromisso, de crença (naquilo que pode ser feito, se faz) de dedicação, de solidariedade, e de amor, entre outras ações e sentimentos que traduzem a vontade daquelas pessoas que integram os corpos da Escola Vinicius de Moraes.
      Parabéns para todos e à você em especial por acreditar e fortalecer esse movimento "DO ACONTECER..." nesse espaço educacional.
      Beijos
      Lai

      Em tempo: o "blog" é uma iniciativa muito importante, pois nos faz acompanhar o desenvolvimento das crianças à distancia, monitoradas por professoras tão dedicadas e criativas. As crianças parcem alegres e felizes...

      Excluir
    2. Outra amiga irmã escreve através de email:
      Adorei. Muito legal. Até parece escola particular. Fico tão feliz qdo vejo o trabalho de professores comprometidos com a educação de crianças e jovens. é possivel um trabalho de qualidade. Prabéns à tds dessa escola pelo belo trabalho e pelo interessante blog. Visitarei sempre.bjs
      Dulce

      Excluir